Biografia

Adriano Miranda de Sousa nasceu em 1971 no Rio de Janeiro, na terra do pai, mas foi criado no Bairro Grajaú, em Juiz de Fora, cidade de origem da mãe. No município mineiro construiu sua vida profissional e pessoal, criando fortes raízes por aqui. É casado com Vivian com quem tem três filhas: Júlia, Beatriz e Camila. Atualmente reside no Bairro Bonfim, na zona leste de Juiz de Fora.

Foi na cidade que desenvolveu a maior parte de seus estudos, todos em escolas públicas, tanto o segundo grau, cursado na Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza, quanto o curso superior, na Faculdade de Medicina da UFJF. A Especialização em clínica médica e neurologia foi realizada no Rio, na Universidade Federal do Estado do Rio (UniRio) e logo após finalizada, retornou a Juiz de Fora onde construiu e consolidou sua carreira como médico neurologista. Possui ainda Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Estado do Rio (UniRio).

A atração pela política surgiu cedo quando cursava o segundo grau no Rio de Janeiro e integrou o Conselho da Escola e Comunidade (CEC). O trabalho que fez sobre Constituição com a participação de um parlamentar carioca aumentou o interesse. O respeito pelo ex-governador Leonel Brizola e o antropólogo e escritor, Darcy Ribeiro, também somaram. Dr. Adriano Miranda conheceu de perto a importância do ensino integral e como a Educação pode ser usada como instrumento de mudança. A admiração pelos dois líderes políticos o incentivou a, mais tarde, se filiar ao PDT.

Desse aprendizado partiu o conhecimento de que os vários setores de interesse da comunidade se complementam. “Não se pode separar Saúde da Educação ou do Esporte”, sustenta. Essa visão contribuiu para amadurecer o projeto que realiza junto às escolas juiz-foranas. Nas visitas que faz as instituições, ele esclarece aos professores sobre problemas neurológicos que dificultam o aprendizado das crianças. É o caso da hiperatividade, da dislexia e da ansiedade, dentre outros. Outra frente de trabalho social foi aberta com atendimento na área de saúde junto à comunidade do Bairro Ipiranga.

A ampliação de projetos sociais que desenvolve e a cobrança da execução de leis de interesse da comunidade serão pontos-chave do mandato do Dr. Adriano Miranda (PHS), que chega à Câmara respaldado nos 1.954 votos que obteve nas urnas em 2016. O vereador e médico neurologista se apresenta como independente e revela disposição para cumprir com empenho as funções do legislador. Ele entende que o Município já dispõe de um conjunto de leis que contemplam as mais variadas áreas e atuará pela atualização. Por outro lado, anuncia uma fiscalização intensa ao Executivo e contribuição com alternativas, principalmente para a Saúde, um dos setores que tratará com prioridade.

Sua eleição pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS) para a Câmara Municipal foi atribuída à aposta do eleitor em um conceito inovador e respeito a função pública. Dr. Adriano Miranda constata que partidos tradicionais passaram por grande desgaste, o que abriu espaço para candidatos “independentes” e fichas limpas.

A campanha do Dr. Adriano Miranda foi realizada com poucos gastos, sem promessas, uso de banner, carro de som, panfletagem e boca de urna. A estratégia usada foi de contato pessoal e de conscientização sobre os diferentes papéis do Legislativo e do Executivo. O objetivo era firmar um compromisso de interesse coletivo e público dentro do que considera um dos preceitos da política, um instrumento para estender ações já adotadas para um número maior de pessoas.