Comissão da Pessoa com Deficiência define estratégias de conscientização

O vereador Dr. Adriano Miranda (PHS) participou de reunião mensal da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada na última segunda (19). Durante o encontro, foram discutidas estratégias para conscientização da população acerca dos direitos da pessoa com deficiência. 

Outras iniciativas também foram pensadas, para comemorar o Dia Ncional e Municipal da Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro. 

De acordo com o presidente da comissão, o vereador João Coteca (PR) estão sendo programadas diversas atividades como paletras, blitzs educativas nas escolas e distribuição de cartilhas. A aposta da gerente do Departamento de Políticas para Pessoas com Deficiência (DPCDH), Thaís Altomar é disponibilizar também a cartilha no ambiente online. "Seria interessante uma cartilha multimídia e virtual, para atender as diferentes deficiências com links para leitura em libras, leitura para cegos com audiodescrição, audiolegenda, recursos para constrate de cor e letra", afirma Thaís. 

Para o vereador Dr. Adriano Miranda, a função da comissão é muito important. "Acredito que nossa função é mudar atitudes e comportamentos, muito mais que reconhecer os direitos das pessoas com deficiência, já garantidos em lei. Temos que mudar nosso olhar com relação a esses indivíduos, reconhecendo-os como pessoas capazes, já que sua condição não pode ser fator limitante para suas conquistas. É uma mudança atitudinal, que passa pela informação e conscientização", acredita. 

A reunião contou ainda com a presença do Corpo de Bombeiros, Prefeitura, UFJFJ, Conselho Municipall da Pessoa com Deficiência e ONG Somar Brasil.