Doenças Raras em pauta no Legislativo

Com objetivo de trazer para o debate público pautas de interesse da sociedade, principalmente na área da saúde, o vereador Dr. Adriano Miranda entrou com projeto de lei na Câmara Municipal que institui no Calendário Oficial do Município o "Dia Municipal de Informação e Conscientização sobre Doenças Raras" e a "Semana Municipal de Informação e Conscientização sobre Doenças Raras".

 O dia, marcado para 28 de fevereiro, será realizado em conjunto com a semana, que ocorrerá anualmente no mês de fevereiro. A proposta do mandato do vereador, que também é médico, é formar uma conscientização em torno do tema, com objetivo de informar e conscientizar a população acerca da necessidade de adoção de ações conjuntas voltadas para proporcionar uma melhor condição de saúde e de vida aos indivíduos portadores de Doenças Raras e seus familiares. 

Estão previstas para a realização e promoção de campanhas de esclarecimento, reflexão e divulgação de Doenças Raras, além de debates, seminários e fóruns de discussão sobre Doenças Raras, voltados para profissionais de saúde e de ensino integrantes das redes particular e pública do município. Os familiares também serão beneficiados, a partir da realização de palestras de esclerecimento e apoio. 

 

 "Nossa principal intenção é dar apoio e informações para portadores e familiares que convivem essas as doenças e também para toda sociedade, para que possam conviver com esses tipos de doenças sem preconceitos e de uma forma inclusiva", explica Dr. Adriano Miranda.