Doutor Adriano Miranda participa da Feira de Saúde como voluntário

No último final de semana (27), foram realizadas pelo adventistas da zona da mata e sul de Minas Gerais, Feiras de Saúde em diversas regiões de Minas Gerais, inclusive em Juiz de Fora, cidade localizada na zona da mata mineira. O evento ofereceu atendimento e orientações gratuitos, como testes de glicemia, aferição de pressão arterial dentre outros serviços.

A programação aconteceu em alguns pontos da cidade, como na região central, Praça do Riachuelo (dia 27) e nos bairros Grama e Santa Efigênia (dia 28). O atendimento começou às 9h e se estendeu até o horário de almoço. Centenas de pessoas foram atendidas pela equipe de voluntários nesses dois dias. “A Feira de Saúde é uma estratégia da Igreja Adventista do Sétimo Dia que visa trazer educação e melhor qualidade de vida para a comunidade juiz-forana”, diz Marcos Santos, pastor de uma das igrejas adventistas de Juiz de Fora e um dos organizadores do evento. “Tendo em vista que nos últimos anos o índice de doenças crônicas tem aumentado gradativamente, a Igreja desenvolveu esta estratégia para trabalhar a prevenção”, considera Santos.

Gustavo Marques, pastor e líder geral do departamento de Saúde da Associação Mineira Sul (AMS), sede administrativa da organização adventista para a zona da mata e sul de Minas Gerais, diz que a Feira de Saúde também é um auxílio para ajudar a população a ter mais saúde através de hábitos saudáveis. “Baseamos esse evento em oito princípios básicos que podem ajudar pessoas de todas as idades: nutrição saudável, exercício físico, água, luz solar, qualidade de vida, ar puro, descanso e espiritualidade”, ressalta Marques. “Lembrando que o principal fator que contribui para o surgimento de doenças é o estilo de vida inadequado, como alimentação imprópria, sedentarismo, estresse, tabagismo e alcoolismo”, frisa.

Autoridades locais participaram do evento de saúde

Autoridades de Juiz de Fora também participaram da Feira de Saúde, como o vereador e doutor Adriano Miranda. Além de acompanhar o evento, ele também participou como voluntário. “Eu gostaria de parabenizar todos os voluntários da Igreja Adventista por promover essa mobilização maravilhosa. A gente vê a população se sentindo acolhida. Espero poder contribuir com outros eventos de saúde como esse”, diz Miranda. “Eu já faço um trabalho voluntário na Igreja Adventista, atendendo como neurologista. É um prazer e emoção imensos para mim participar desse evento, orientando os pacientes juntamente aos demais voluntários”, frisa o doutor.

Outro vereador que esteve presente na Feira de Saúde foi Antônio Aguiar. “Essa não é a primeira Feira de Saúde da Igreja Adventista que eu participo, e é uma ação que nós devemos aplaudir”, considera Aguiar. “Eu nunca vi uma ação que fizesse a promoção da saúde de uma maneira tão inteligente como essa, porque ao você colocar uma pessoa para tomar sol, beber líquido, fazer um exercício físico ou outra ação proposta pelo evento, faz o indivíduo desenvolver o autocuidado. São ações assim que transformam a sociedade”, elogia.

Como resultado dessa Feira de Saúde promovida pela Igreja Adventista, o senhor João Batista da Silva disse que vai procurar melhorar seus hábitos. “Eu dificilmente vou ao médico. Através da Feira eu recebi atendimento que há muito tempo não recebia. Participar desse evento me conscientizou a ter mais responsabilidade com minha saúde. Aprendi que devo realizar exames e treinamentos adequados”, expõe. Ao finalizar o circuito de atendimento, Batista recebeu de presente o livro “Em Busca de Esperança”. “Com certeza eu lerei esse livro, e com muita atenção, para analisar os benefícios que ele vai trazer para minha vida”, disse.

Fonte: http://noticias.adventistas.org com alterações